A água de Brodowski é de excelente qualidade. Pode ser considerada uma das melhores do mundo.
Retirada do aquífero Guarani a cerca de 600 metros de profundidade por dois principais poços: Casa Branca e Contendas. A água é colocada em reservatórios para tratamento simples, recebe dosagens de cloro e flúor e é distribuída a mais de dez mil ligações.
A água que o SAAEB entrega em sua casa vem de uma profundidade de cerca de 600 metros, distância de quase seis campos de futebol.
Duas bombas – nos poços Contendas e Casa Branca – trabalham praticamente 24 horas por dia puxando e enchendo os reservatórios, onde a água é tratada distribuída para quase 10 mil pontos (residências, comércio, indústrias, escolas…).
São retirados, dos poços, a cada 30 dias, cerca de 270 milhões de litros de água. Por dia, são quase 9 milhões. Toda essa água retirada, distribuída é colocada em cada ponto de distribuição. Ou seja, cada morador em Brodowski recebe cerca de 250 litros de água de qualidade em sua casa.
A água antes de ser distribuída recebe dosagens de cloro e flúor e chega à sua casa pronta para o seu consumo. O cloro age destruindo ou anulando a atividade de micro-organismos patogênicos(são aqueles que tem a capacidade de proliferarem doenças), algas e bactérias e como oxidante de compostos orgânicos e inorgânicos presentes na água.
O flúor é um elemento eficaz na proteção dos dentes contra a cárie. Nas análises, foi comprovado que com o aumento do nível de flúor em amostras matam as bactérias que provocam a cárie e há um fortalecimento nos dentes e diminuição da presença de microorganismos bucais. Há quase 40 anos, o governo brasileiro determinou que a fluoretação da água para abastecimento público é obrigatória.
Portanto, a água que você recebe tem excelente qualidade e deveria ser usada para o seu consumo. Usar essa água para lavar a casa, quintal, calçada e rua é um desperdício. No futuro, alguém vai reclamar porque nós tratamos tão mal um bem tão precioso à vida. Se houver economia, haverá mais água.